sábado, 12 de março de 2011

Pós Graduação em Desenvolvimento para Dispositivos Móveis

Pessoal,

Vou contar aqui como me surgiu a idéia de abrir esse curso de pós.

A Arca Solutions, onde eu trabalho, sempre desenvolveu para o mercado externo (agora as operações foram iniciada no Brasil também), principalmente Estados Unidos e Canadá. Com isso presenciamos o crescimento dos dispositivos móveis com certa antecedência do que estamos vendo no Brasil, quando esse mercado começou a crescer no Brasil e especificamente em Bauru-SP, já tínhamos o know-hall para produzir as aplicações para iPhone/iPad/iPod (Objective-C) e Android.

Como estamos instalados na cidade de Bauru-SP, começamos a comercializar aplicações para dispositivos móveis na região também e softwares sob medida para os clientes. A demanda externa e no Brasil aumentou bastante, porém em Bauru não encontramos profissionais qualificados para essa área, o que fizemos foi treinar algumas pessoas e contratar as que faziam isso por hobby. Curiosamente, um aluno assistia minhas aulas com um macbook e um livro sobre desenvolvimento para iPhone, aos poucos fui conversando mais com ele e atualmente ele trabalha na Arca como desenvolvedor para iOS.

Contratamos todos que eu tinha conhecimento que "brincavam" com essas tecnologias, porém a demanda aumentou e um certo dia (não me lembro bem o exato momento) pensei em criar um curso de Pós Graduação para essa área, já que todos julgam esse assunto como "muito interessante" e eu estava martelando sobre isso, logo em seguida veio a idéia "Por que não criar um curso?!".

Tenho excelente relacionamento com o pessoal da FIB e seus coordenadores, todos toparam na hora, minha exigência foi que os professores de programação fossem os profissionais da Arca que trabalham com isso diariamente, para que transmitissem aos alunos a real necessidade e dificuldades de aplicações corporativas e não ficassem somente com a base teórica ou com algum professor que não trabalha profissionalmente com isso.

Um dos principais objetivos é o recrutamento, com certeza a intenção é trazer algumas pessoas para trabalhar conosco e assim fazer sua carreira. Creio que o curso será de grande valia para Bauru e região pois por enquanto é o único curso desse tipo e com o envolvimento de uma empresa que trabalha com esse tipo de tecnologia.

Muitas pessoas já tem me procurado para obter informações sobre o curso, adianto que a ementa e grade já estão feitas, dependendo de algumas poucas burocracias para iniciar, tenho uma expectativa que as vagas serão poucas para todos os interessados, faremos uma aula inicial sem compromisso para todos alinharmos as expectativas e o que será abordado no decorrer do curso. O foco será em desenvolvimento para iPhone/iPad/iPod e Android, algumas aulas para o Blackberry e Windows Phone. Muito provável que eu ministre uma das disciplinas.

Ainda não abriram as vagas, mas começarão em breve! Será muito legal para o pessoal da área!

Abraços a todos!!
Fernando Hideo

3 comentários:

  1. Belíssima iniciativa. E se for de sábado, eu vou participar! Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Belíssima iniciativa mesmo!

    Vou ficar antenado, me interessa e MUITO!

    parabéns Fernando

    ResponderExcluir
  3. Fernando essa pós tem modulo EAD? Sou de Uberaba/MG tinha interesse em fazer?

    ResponderExcluir