sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Minha experiência profissional

Como nesse blog abordarei alguns assuntos profissionais, vou comentar um pouco sobre minhas experiências e onde tudo se iniciou.

Tudo começou quando eu ganhei um computador do meu pai, creio que era um 486, lembro de ter aprendido alguns comando DOS, muitos arquivos "arjiados" (.arj) em disquetes (eu já utilizei aqueles disquetes maiores também), joguei muito stunts e para entrar no Windows tinha que digitar Win no DOS. Parece besteira ou era um simples brinquedo novo, mas foi a partir desse momento que comecei a entrar em contato com o mundo da computação.

Eu sempre tive facilidades com matemática, como por exemplo, participava de olimpíadas de matemática e campeonatos de xadrez. Porém ainda na metade de 3o colegial eu pretendia cursar Odonto ou Medicina, eu não me lembro bem o momento em que decidi fazer computação. Já decidido a fazer computação, eu me recordo de ficar na dúvida entre Engenharia de Computação, Ciências da Computação, Sistema de Informação e Análise de Sistemas. Acabei me formando em Engenharia de Computação, no meu TCC fiquei em 2o lugar no meu ano após muitoooo esforço e dedicação, desenvolvi um Sistema de Avaliação na Web (SAW) para um professor, usei basicamente Java e MySQL.

Bom, ainda durante a faculdade comecei a fazer estágio em uma empresa chamada Softway/Softcomex em Campinas, eu não sabia absolutamente nada de códigos, onde programei em Java (muito JSP e JavaScript) e banco de dados Oracle. Esse foi meu primeiro contato profissional com a programação web. Fiz bons amigos também, meu chefe na época era gerente da área e também dava aulas em faculdades a noite, eu sempre pensava que gostaria também de trabalhar e lecionar nas faculdades.

Após alguns anos trabalhei em outra empresa chamada SST em Campinas, me lembro da empresa ter funcionários alocados na IBM. Lá trabalhei com Java para web (pequeno contato com DB2), PHP e MySQL e cheguei ao .Net que na época era VB.net e SQL Server (MSSQL). Outro lugar com bons amigos!

Já como contratado, trabalhei na PUC de Campinas onde nossa equipe cuidava dos sistemas da puccamp. Trabalhei com o ASP clássico e muito SQL Server, tinha umas queries complexas! Foi muito legal trabalhar por lá também.

Recebi uma proposta da Arca Solutions para voltar a trabalhar em Bauru, minha cidade natal. Decidi aceitar, iniciei como programador Java (JSP) e SQL Server. Também trabalhei com PHP e MySQL e depois passei novamente o .Net, mas dessa vez C# e SQL Server.

Fazendo um parêntese, já estimulando meu lado empreendedor, eu me lembro de tentar vender webcams da seguinte maneira: eu checava o preço da webcam em uma loja física e tentava vender no Mercado Livre por um preço maior. Caso ocorresse uma venda, eu iria na loja comprava a webcam e enviava para o comprador rsrs. Um outro detalhe, eu sabia que dificilmente eu iria conseguir concorrer com as lojas com uma webcam comum, então minha idéia era vender uma webcam diferente, fui na loja para ver qual era a webcam mais incomum que eles tinham na época, acabei começando a vender webcams que eram no formato de cachorro de pelúcia hahahaha.

Assim como muitos programadores, fiz diversos freelances em ASP, PHP, Java. Com certeza é uma ótima experiência!

Bom, tive uma oportunidade para começar a lecionar na FGP (Grupo G&P), aulas de Java para Web (eu estava fazendo Pós graduação em Sistemas de Informação). Essa já era minha intenção desde de quando eu era estagiário vendo meu chefe. Assim como todo novo professor, senti muito nervoso nas primeiras aulas e sempre tentava me espelhar em algum professor durante minha graduação. Depois de alguns anos, aprendemos nosso próprio jeito de dar aulas, a ter paciência rsrs, a falar em público e muitas outras coisas. Muito interessante participar das bancas de tcc, ver como os alunos ficam nervosos, como é a reação, aprovar e reprovar, choros e alegrias, toda a experiência que envolve o mundo acadêmico.

Tive outra oportunidade para começar a lecionar em outra faculdade, FIB de Bauru, onde comecei com aulas de Modelagem de Sistemas (bastante UML). A essa altura eu estava com três noites ocupadas com as aulas. Depois de um tempo foi me oferecido as aulas de Java e .Net.

Como havia iniciado na carreira acadêmica e com o crescimento profissional, logo realizei algumas palestras/cursos sobre assuntos relacionados à computação, em Bauru e Botucatu.

Junto com mais dois profissionais, assim como eu professores também, realizamos uma consultoria na prefeitura de Bauru, onde participamos como integrantes da comissão técnica e avaliamos algumas empresas da área.

Ainda na Arca, tive a oportunidade de ser Gerente de Projetos e liderar principalmente a equipe de .Net em um grande projeto. Excelente experiência, onde aprendemos a gerenciar pessoas, controlar expectativas do cliente, prazos, pressão, etc. Sempre com muito empenho e dedicação!! Outra grande experiência é receber clientes do Brasil e de fora, pessoas dos Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, aprendemos a como se comportar, culturas diferentes, restaurantes para conhecer (cuidado com a dieta!! rs) e também praticamos muito o inglês, que na computação é fundamental. As conferências diárias com esses cliente também fizeram elevar meu nível de inglês.

Depois de alguns anos trabalhando na Arca, foi me oferecido o cargo de Diretor de Consultoria onde eu já teria uma porcentagem da empresa. O anúncio foi muito emocionante e fique muito contente com a nova oportunidade. Desde o início é importante vestirmos realmente a camisa de onde trabalhamos, trabalhar com muita dedicação e responsabilidade, respeitar as pessoas, estudar, usar o Google, isso tudo parece praxe mas posso dizer que esse é o caminho. Todo mundo sabe como é, mas durante o percurso, as pessoas tendem a perder o foco, ficam acomodadas e não progridem. Um exercício bom é você pensar da seguinte maneira, imagine que você seja o dono de uma empresa onde obviamente gostaria dos melhores profissionais trabalhando para sua empresa, você contrataria você mesmo para sua empresa?

Essa foi um pouco da minha experiência, é muito importante aprendermos independente de onde estivermos trabalhando, sempre existe a oportunidade para as pessoas. É necessário aprender o conhecimento técnico e também outros tipo de habilidade, onde para ser um grande profissional, é necessário um conjunto de habilidades (o conhecimento técnico é um deles). Ainda temos muito o que aprender e a viver, então nunca subestime uma pessoa.

Valeu!

6 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa Jãoponeis!!!!

    Abraço
    Leo

    ResponderExcluir
  2. Como uma velha blogueira, no começo é como um brinquedo novo que você quer brincar todos os dias, depois vai deixando de lado rs!
    Se puder evitar isso, vai ser muito bom!
    Muito legal sua experiência profissional, quando eu crescer quero conseguir coisas boas assim como você rsrsrsrs =D
    Gostei do aquário virtual rsrsrs

    Letícia

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Fernando, belo blog e pela carreira.

    Parabéns para Arca também!

    ResponderExcluir
  4. Hideo

    Parabéns pelo blog, pela sua trajetória profissional e pelas suas múltiplas habilidades!

    Muito sucesso para você!

    Abraços
    Washington

    ResponderExcluir
  5. Parabéns, Hideo!

    Muito legal a sua caminhada na carreira, fico muito feliz!

    Um abraço, tudo de bom!

    André Okano

    ResponderExcluir
  6. É muito interessante ler o que você mesmo escreveu depois de alguns anos, no caso escrevi o texto acima 4 anos atrás. Espero, um dia, conseguir atualizar o blog e também esse texto com novas "aventuras". Fernando Hideo

    ResponderExcluir