quinta-feira, 21 de abril de 2011

Viagem ao Chile - Santiago

Como muitos sabem, fiz uma viagem ao Chile, mais especificamente a Santiago. Tenho a sensação que muitos de nós brasileiros quando pensamos em fazer uma viagem para algum lugar da América Latina, sempre lembramos do Chile.

Antes da viagem, achei que Santiago tinha algumas construções mais modernas, porém tem muitos prédios antigos, o que é muito bonito mas prefiro as "coisas" modernas (hahahaha). Também achava que o tamanho da cidade era muito menor, imaginava do tamanho de Campinas-SP, porém Santiago tem cerca de 5.5 milhões de habitantes. Antes de viajar eu iria tentar achar um iPad2 no Chile (mas não achei!!), tinha até uma loja que eu tinha esperanças chamada MacOnline. Essas foram as impressões antes da viagem.

O aeroporto de Santiago é muito melhor do que o de Guarulhos, fica localizado cerca de 30 min do hotel onde me hospedei (perto do centro). Excelente serviço da Tam no avião (na volta teve uma turbulência razoável hahha) e o pessoal da CVC foi muito organizado no translado.

A aparência do povo chileno me lembrou muito a dos brasileiros (achava que os chilenos tinham um traço característico onde seria possível identificá-los), não sabia se eram brasileiros ou chilenos. Aliás, tinha muitoooooooos turistas brasileiros em Santiago, alguns poucos que eu encontrei como americanos, suecos e coreanos. Andando pelos shoppings, dá a impressão que você está em um dos shoppings de São Paulo.

Primeira dificuldade, não é fácil a comunicação por causa do espanhol, o portunhol até que funciona porém quando eles falam rápido é complicado entender. Em uma loja achei mais fácil falar em inglês do que espanhol.

Santiago é uma cidade limpa, o pessoal é bem educado, por exemplo, quando um pedestre está atravessando a rua, os motoristas param para deixá-los atravessar (fiquei imaginando isso no Brasil onde as pessoas aceleram ao invés de parar hahaha). Também não vi muitos papéis no chão, como papel de bala, folhetos, etc.

O povo chileno não deve prestar muita atenção por estarem acostumados, porém a vista da cidade com a Cordilheira dos Andes ao fundo é extremamente bonito. O clima estava muito parecido com o nosso inverno (estamos em Abril), para mim estava frio, usava blusa em todos os lugares. Por isso um cafézinho sempre caia muito bem, mas o café é bem mais fraco que o nosso brasileiro, no Starbucks e no hotel o café parecia um chafé (hahaha).

Dica de viagem ao Chile, não contrate pacotes de serviço, é muito mais barato contratar um guia com uma van e fazer os passeios. Habilite o cartão de crédito e celular (mas cuidado, as ligações são extremamente caras). Leve pesos chilenos, não é comum aceitarem os reais (eu levei reais, pesos chilenos e dólares americanos). Compre muito Kit Kat no free shopping (Duty free) hahahaha.

Agora um pouco da parte profissional. Como muitos sabem, a Arca Solutions pretende abrir um outro escritório na América Latina (já estamos no Brasil, Estados Unidos e Filipinas), Buenos Aires, Montevidéu e Santiago seriam forte candidatos. Eu estava a passeio, porém não deixei de observar o potencial de mercado, comportamento das pessoas, nível de cultura, oportunidades, etc.

A internet do hotel era muito ruim, não consegui conectar o Blackberry a rede wifi do hotel e os computadores era muito devagar (também tenho um certo receio de acessar algumas informações em computadores que eu não conheço - keylog, etc hahaha).

Pelo menos eu, precisaria melhorar muito o espanhol para conseguir negociar algum contrato e identificar "sinais" que tiramos quando iniciamos uma conversa. Meus argumentos seriam fracos por não dominar a língua e com certeza faria alguns maus negócios hahahaha.

Posso estar errado, mas não vi muitas pessoas com os smartphones/notebooks acessando a internet e também nos cartazes de propagandas não vi muitos que tinham endereço do site impresso (url do chile são .cl). É claro que Santiago é muito mais turismo e as pessoas poderiam querer distância da tecnologia por estarem de férias, mas não senti aquela "fome tecnológica" por parte das pessoas. Portanto creio que daqui cerca de uns dois anos seria interesante observamos o mercado novamente ou fazer uma visita especificamente para o propósito de entender o mercado chileno. Essa é uma observação para o mercado local, diferente se for usado uma outra estratégia, como por exemplo, ter um escritório em Santiago (talvez por incentivos fiscais) e fazer negócios na Espanha.

Enfim, com certeza vale uma viagem para o Chile, fiquei espantado olhando a cordilheira dos andes pelo avião... é imenso!

Abaixo uma foto de Santiago:

Santiago - Chile