domingo, 9 de janeiro de 2011

Área mobile

Eu realmente acredito que a área de dispositivos móveis irá crescer muito, nem estou falando de um período longo, e sim dos próximos anos (ou meses???).

Nenhuma novidade na frase acima, creio que a maioria esmagadora concorda com isso e com a avalanche de oportunidades que serão criadas. Empresas irão lucrar, vendedores com comissões altas, empregados subindo de cargo, programadores com um novo paradigma, testes diferentes, etc.

Bom, isso tudo é um blablabla que todos já sabem. Então vamos analisar, do meu ponto de vista, alguns pontos que as pessoas da área provavelmente já pensaram.

Iniciantes na área de programação
A área de programação ainda é muitoooooooo forte e tem muito campo para as pessoas. Eu particularmente, acho difícil encontrar um programador bom disponível no mercado. Na região de Bauru, vejo que php é muito requisitado pelas empresas, então existe muitas vagas. Java e .Net também é extremamente difícil achar bons profissionais e com certeza são ótimas linguagens para aprender. A idéia é focar em uma linguagem e ser expert nela, pois uma empresa irá te contratar porque você é bom em determinada área/linguagem. Seja bom (o melhor!) no que você faz!!!!
A outra dica é área de desenvolvimento mobile, está em alta! Linguagem para iPhone/iPad (Objective-C) e programação para Android são excelentes para aprender. No momento que estou escrevendo esse post, a Arca Solutions está com 3 vagas em aberto para desenvolvimento mobile, mas não temos a esperança de encontrar um programador com experiência em desenvolvimento mobile (normalmente a pessoa fez somente um curso), então a idéia é encontrar um bom profissional e treiná-lo. Fica a dica para desenvolvimento mobile, mas de novo, estude, pesquise, teste, seja bom!

Pessoas que já trabalham na área e querem mudar para mobile
Aqui eu gostaria de analisar um ponto antes. As pessoas tendem a ser acomodadas e optam por não arriscar a fazer uma mudança de área pois já estão estabilizadas e acostumadas com o tipo de trabalho que já executam. Ou também já estão cansadas da área de programação, outros não tem mais "energia" para recomeçar a estudar uma nova linguagem e disputar com os recém formados. Isso tudo são fatos que realmente ocorrem e a participação dessas pessoas provavelmente será como consumidores da tecnologia. Não que isso seja ruim, mas seja decidido e ser optar pela área de mobile, entre de cabeça!
Tudo isso faz com que a pessoa fique com receio (leia-se medo) e acabe se perguntado: "Mudo ou não mudo? (Não vou escrever Eis a questão hahahaha)". A resposta não é "Mude!" ou "Não Mude!", primeiro perceba o que você desejar fazer pois são muitos os fatores que podem influenciar nessa decisão. Pense: gosta de programar? Quero aprender uma nova linguagem? Já chegou em um nível em outra área que não deseja voltar mais (avalie se esse passo para trás e para tomar um impulso para um salto)? Odeia smartphones? Quer evoluir na área que atualmente trabalha e tirar certificações? Momento pessoal bom para mudanças? Etc etc. Eu costumo colocar tudo em uma "balança", por exemplo, pego um papel e divido em duas colunas, na primeira coluna coloco as vantagens e na outra as desvantagens. Com isso vai ficando mais claro e ajuda na decisão.
Um outro ponto, é que tem muitas pessoas que são jovens, não tem filhos, carro, ou seja, não tem muitas contas para pagar (conta do boteco não conta! rs), talvez seja interessante optar pela mudança, claro que estou falando depois da pessoa pensar, colocar na balança, analisar, pedir opniões e etc, ela estiver tendendo para fazer a mudança. O que estou querendo dizer, é que se ainda é jovem e fazer uma decisão equivocada, de certa forma, ainda dará tempo para se recuperar, visto que são poucas contas a se pagar. Sem contar que muitos recém formados possuem o PAItrocínio rs.
Enfim, pessoas que já trabalham com programação já possuem a lógica e as "malícias" (se assim posso dizer) da área. Portanto se a decisão for de mudança e você é um ótimo programador, não vejo muitas dificuldades para a adaptação. As dificuldades existem, mas creio que a pessoa "daria conta do recado".

A realidade é que muitas empresas estão solicitando projetos mobile, ou seja, separando uma quantia significativa para investir nessa área. Todos estarão preparados para as oportunidades?

Abraços!

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Acessos de Internet no Brasil


Pessoal,
Creio que esse artigo mostra informações muito úteis para pessoas ligadas à internet, marketing, etc.
Aproximadamente 42.78% da população brasileira usa a internet. Esse número tende a crescer mais com o passar do tempo, pois os computadores ficarão mais acessíveis a todos nós. Portanto imagine o tamanho do mercado que nos espera... todos terão uma oportunidade, mas o que fazer?
Olhe o gráfico "Como as pessoas se informam?", o jornal impresso tem pouco percentual com as pessoas jovens. Dá-lhe smartphones e tablets! Todo mundo sabe que muitas pessoas costuma ler no banheiro (No 2), será que elas estão levando smartphones ao invés dos jornais impressos? Palavras cruzada no iPad? rsrs
O Orkut ainda tem muita força no Brasil, mas assim como eu, muitas pessoas estão "migrando" para o facebook e acessando cada vez menos o Orkut.
Eu sou um que comprará um iPad, só estou tentando me segurar para esperar o iPad 2, não sei se consigo...
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Queridos leitores, queridas leitoras, feliz ano novo! Depois de passar alguns dias meio desligado, volto às atividades.
Este post é para inspirar todos aqueles que acreditam no mercado digital brasileiro, que na verdade é um universo de possibilidades e oportunidades interlaçadas a vários segmentos, não restritos ao meio online.
Isto é o que conseguimos no ano passado. E para 2011? Quais são suas previsões?
As informações são do Censo 2010, da F/Nazca (que pode ser baixada aqui) e do Ibobe Net Rating. O infográfico foi compilado por oJornalista.com.